O BRASIL É UM ESTADO LAICO

Anônimo | 17/12/2021

Ontem, os empregados da FUNDHAS, foram surpreendidos com o email: ” Expediente Institucional - 23/12

Informamos que todos os participantes do culto ecumênico, dia 23/12/2021, serão dispensados do trabalho após a celebração”.


Ora, parece-nos que a instituição desconhece que o Brasil é um estado laico e a liberdade religiosa (crença, culto, organização e seus desdobramentos como ateísmo e gnosticismo entre outros) não podem sofrer qualquer tipo de interferência. A finalidade do email é mais uma proposta indecente para a “adesão coercitiva” de seus empregados públicos. Desde janeiro, cerca de 36 processos administrativos foram instaurados contra seus empregados, ou seja 3 processos por mês. Não há diálogo democrático com os empregados, a lei é “Olho por olho, dente por dente”. Essa prática nociva, demonstra o despreparo das lideranças em buscar soluções para a resolução de conflitos através da comunicação não violenta para a  gestão de pessoas. 

A FUNDHAS fere o princípio da isonomia ou princípio da igualdade, quando no email,  informa   todos os participantes, desconsidera e excluí os que não participarão  do culto ecumênico, premiando uns em detrimento de outros, violando os dispositivos contidos no artigo 5º da Constituição Federal. Essa bonificação/condição fere a dignidade dos empregados que por convicções particulares não participarão do culto e não se submeterão à adesão coercitiva. Mais um assédio moral declarado por parte das lideranças, esse procedimento causa um impacto negativo no ambiente organizacional. Um desalinhamento total com seus empregados. Já preconizava Maquiavel “ Toda ação é designada em termos do fim que se procura atingir” e “Aos amigos os favores, aos inimigos a lei”. Além de preconizar as características de um bom príncipe (entenda-se liderança), ser bom, caridoso, religioso e moral. 

Esse é o  espírito de natal de nossos príncipes: desigualdade, violação de direitos, coerção e assédio. Continuemos nós, os empregados, com a fé em dias melhores. 


 Sindserv – Juntos somos mais fortes.

PARCEIROS