CARTA ABERTA AOS COMPANHEIROS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Diretoria colegiada | 14/10/2022

CARTA ABERTA AOS COMPANHEIROS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE SÃO

JOSÉ DOS CAMPOS

AS ELEIÇÕES DE 2022 E AS LUTAS PELOS INTERESSES DOS SERVIDORES MUNICIPAIS.

Primeiramente é necessário relembrar a trajetória do governo de Bolsonaro e do ministro Paulo Guedes no que se refere a nossa categoria, para assim, avaliarmos o Brasil que queremos e as consequências de nossas ações.

Então vamos lá:

1- Logo no início do governo Bolsonaro, sofremos o golpe da reforma da previdência. Bolsonaro mentiu quando disse que era contra a reforma da previdência (compromisso de campanha), mas fez.

Nossos companheiros aposentados foram penalizados com o pagamento da alíquota de 14 % de contribuição previdenciária.
Antes de Bolsonaro, somente os que recebiam acima do teto eram obrigados a contribuir. Depois de Bolsonaro, todos. E, hoje temos muitos amigos aposentados passando por necessidades financeiras.

2- Em troca de ajuda financeira para Estados e municípios ao enfrentamento na pandemia de

COVID-19, Bolsonaro e Paulo Guedes determinaram por meio da Lei Complementar 173/2020, o impedimento/congelamento (chamem como quiserem) dos nossos direitos e colocou uma granada no bolso dos servidores, junto com um “abraço” - palavras do ministro Paulo Guedes- que debochou quando conseguiu impedir 3 gatilhos salariais para nossa categoria (reposição de inflação do período durante a vigência da lei). Durante a vigência da LC 173/2020, sem direito à reajustes salarias aos servidores públicos, determinado por Bolsonaro, o golpe veio com força. Ainda, por determinação de Bolsonaro, não era necessário realizar licitações para promover as terceirizações na saúde e na educação, ficando a porteira aberta para entregar o serviço público na mão dos empresários, ideia expressa pelo ex-ministro Ricardo Salles, bastante divulgada pela mídia “só se fala de covid, e ir passando a boiada”.
Mais um castigo para nós servidores que fomos obrigados a deixar os postos de trabalho, onde nossa “vida” estava organizada.
Para piorar, também tivemos no serviço público o aprofundamento do sucateamento, com o pagamento de salários atrasados até para os contratados das empresas terceirizadas.

3- O governo Bolsonaro atrasou o máximo que pode, para efetuar a compra das vacinas ( e se esse atraso não tivesse ocorrido, mais de 300 mil mortes poderiam ter sido evitadas). Quando a vacina CoronaVac foi comprada pelo governo de São Paulo, Bolsonaro mandou Pazzuello (ministro incompetente da saúde) confiscar o que não quis comprar para distribuir pelo Brasil: Vacinas, seringas e insumos.
O atraso na compra das vacinas, também penalizou os servidores públicos. Trabalhamos mais e mais, fomos impedidos de gozar nossos períodos de férias e folgas, o único prêmio foi trabalhar com medo de sermos infectados e levar o coronavírus para nossa casa, família e amigos.

O SINDSERV trabalhou incansavelmente para garantir judicialmente e através do Ministério Públicos, nossos EPI’s para proteger centenas de colegas, pois sem vacinas e sem EPI’s o risco de vida foi iminente durante a pandemia. O SINDSERV trabalhou incansavelmente para conseguir as testagens COVID-19, dos servidores.

O SINDSERV trabalhou incansavelmente para garantir a vacinação prioritária para os servidores que trabalharam na linha de frente no combate ao coronavírus. E, mesmo quando não tivemos a proteção ideal, a luta nunca parou e não poderia parar.

4- O SINDSERV conquistou através de ações judiciais, a devolução de mais de 3 milhões, referentes às diferenças salariais, devidas aos nossos sócios. Esses ataques aconteceram e outros virão!

Neste momento, vivemos o processo das eleições 2022. Essa hora é a nossa oportunidade de demonstrarmos a indignação nas urnas, através do voto. Aliados de Bolsonaro foram eleitos para garantir o “centrão", com maioria nas Câmaras Federal e Estadual. Se Bolsonaro vencer, poderá indicar dois ministros ao Supremo Tribunal Federal. Certamente, novos golpes já estão sendo planejados contra nós. E não tenhamos dúvidas, esses golpes terão como objetivo, o fim do serviço público!

Nossa missão!!

A eleição de Lula presidente é uma das barreiras para impedir todas as maldades contra nossa categoria e familiares.

Só mais um lembrete, não se esqueçam!

As leis oriundas do governo federal são soberanas, de aplicação obrigatória pelos estados e municípios. São José dos Campos pertence ao Brasil, não é uma ilha, pertence à federação. Até este momento, por determinação do atual governo federal, as leis que nos prejudicam estão sendo cumpridas à risca aqui em nossa cidade, todas as sacanagens serão acatadas pelo governo municipal.

Chegou a hora da mudança. Podemos eleger um governo comprometido com as lutas dos servidores.

Vote a favor da sua carreira, a favor da sua família e nos ajude a proteger nossa categoria.

Diretoria colegiada do sindicato dos trabalhadores no serviço público municipal de São José dos Campos