Falta de segurança sanitária coloca em risco funcionários e pacientes de UPA

Sindserv | 16/03/2021

Após reclamação de servidores, o Sindserv-SJC visitou a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Eugênio de Melo e constatou a grave situação pela qual os funcionários e pacientes são submetidos: falta de condição de trabalho e de segurança sanitária em meio a obras.

Além do espaço que está reduzido, os ruídos ultrapassam índices aceitáveis de segurança e aumentam o risco de adoecimento e agravamento de doenças; aumentam o estresse e colocam em risco a saúde de servidores e pacientes que estão acomodados em leitos sem isolamento seguro, onde mulheres, homens, crianças e idosos correm o risco de contaminação cruzada.

Embora os trabalhadores da saúde estejam imunizados, a categoria teme em contrair o coronavírus devido ao risco de reinfecção, sobretudo porque já foram identificadas novas variações da Covid-19 em São José dos Campos.

Outro apontamento feito e que foi constatado, trata-se de coleta para exames de Covid-19, que são realizadas em frente aos consultórios de atendimento ambulatorial e com o local de descarte de material infecto contaminante e lixo hospitalar.

Diante da situação, o sindicato destaca que denúncias serão protocoladas ao Ministério Público, no Coren (Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo) e no Conselho Regional de Medicina.

Em frente à falta de leitos de UTI em São José dos Campos e no estado de SP, condições que agravam o risco de contaminações, e condições que afetam diretamente a saúde física e mental dos trabalhadores na linha de frente, não podem ser toleradas.