GATILHO INTEGRAL JÁ!

Jéssica Marques | 15/12/2021

O que seria do nosso país se não fossem os servidores públicos que atuaram diretamente no combate à pandemia da covid-19? O excesso de trabalho, a exposição ao vírus, as jornadas sem direito ao trabalho remoto, tudo isso foi a realidade daqueles e daquelas que salvaram vidas e, em diferentes setores, atenderam com dignidade a população. Mas, mesmo assim, mesmo diante da evidência do quão importante são os servidores, Bolsonaro, Dória e, em São José dos Campos, Felicio Ramuth e seu vice Anderson Farias, cada qual a seu estilo, decidiram menosprezar a importância dos servidores e retirar direitos básicos, como o da previdência digna e do gatilho.

Mesmo diante da pandemia, os servidores aposentados passaram a ter o desconto de 14% em suas aposentadorias, e agora toda a categoria amarga a triste realidade de sequer poder contar com o reajuste do INPC, que já está acumulado em mais de 17%.

Em reunião com o sindicato, o secretário de administração e finanças, braço direito de Felicio, já deixou nítido que a prefeitura NÃO VAI PAGAR O GATILHO INTEGRALMENTE, que pela lei 173, instituída pelo Bolsonaro, o tempo de acúmulo do gatilho não foi considerado para fins de período aquisitivo. Ou seja, a prefeitura só quer pagar o gatilho considerando o período anterior e posterior à vigência da lei 173.

A avaliação do SindServ é diferente, para o sindicato a prefeitura tem a obrigação de pagar o gatilho integralmente. Nesse sentido, ingressamos com uma ação judicial reivindicando que o período de vigência da lei 173 seja contabilizado como período aquisitivo, garantindo os adicionais de carreira e, também, o gatilho.

A justiça tem lado, por isso não é possível jogar todas as fichas na ação, a melhor maneira de reivindicar o gatilho, é cobrando Felicio Ramuth e Anderson Farias. A mobilização da categoria faz toda a diferença! Uma coisa é preciso ter em mente: se a prefeitura não pagar o gatilho, como já vem dizendo, vamos radicalizar as ações. Afinal, o que é radical? Reivindicar um direito legítimo ou deixar faltar comida na mesa do servidor?

Não aceitamos nada menos que o gatilho integral! Paga logo, Felicio e Anderson!