MP acata pedido do sindicato e investiga uso de R$ 20 mil do IPSM para dois funcionários fazerem curso em Londres

Sindserv | 11/05/2021

Representação foi apresentada pelo Sindserv-SJC em 2019 Foto: Reprodução/Charles de Moura/PMSJC

O Ministério Público acatou denúncia do Sindserv-SJC e instaurou inquérito civil para apurar o pagamento de R$ 20 mil feito pelo IPSM (Instituto de Previdência do Servidor Municipal de São José dos Campos) para dois funcionários da instituição participarem de um curso em Londres.

O uso do montante ocorreu em 2019, quando, na época, uma economista e o superintendente do IPSM foram à Inglaterra pelo custo total de R$ 71 mil, sendo que desse valor R$ 20 mil foi bancado com dinheiro público.

Nesta segunda-feira (10), o sindicato teve conhecimento de que as defesas dos indiciados foram negadas e agora o inquérito segue nas mãos da promotoria de justiça para as devidas providências, o que resulta na instauração da ação civil pública.

Entenda o caso

O superintendente e uma economista do IPSM foram para Londres entre os dias 16 e 20 de setembro de 2019 para participarem de um curso promovido pela empresa de serviços financeiros Morgan Stanley, parceira da XP Investimentos, corretora da qual o Instituto de Previdência do Servidor Municipal é cliente.

A viagem foi autorizada por seis membros do Conselho Administrativo do IPSM, em reunião extraordinária convocada para este fim. O ato pode denotar possível conflito de interesses, já que as partes envolvidas realizam negócios entre elas.

Posicionamento

Em um momento de elevado déficit atuarial do IPSM e em que os aposentados e pensionistas foram brutalmente prejudicados com a taxação hostil da Reforma da Previdência, o Sindserv-SJC defende a apuração dos fatos por não concordar com uso indevido do dinheiro do servidor público municipal. Os recursos do IPSM devem ser investidos em prol dos trabalhadores e trabalhadoras de forma responsável!