Sindserv irá recorrer de decisão que mantém professores nas escolas
Adm | 08/01/2021
O Sindserv-SJC irá recorrer da decisão judicial que nega o trabalho remoto aos profissionais da educação.
Duas das ações foram movidas, uma pelo Sindserv-SJC e outra pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e os processos foram julgados em conjunto.
Nas ações, ambas as entidades sindicais afirmavam que o retorno dos profissionais às escolas, que ocorreu em junho, iria expor os professores a riscos desnecessários, já que as aulas presenciais serão retomadas apenas em 2021. As entidades pediam que os docentes pudessem trabalhar de forma remota até o reinício das aulas presenciais.
Porém, na decisão a Justiça apontou que como “as aulas presenciais continuam suspensas até o presente momento”, os “professores não têm qualquer contato com os alunos, supostos vetores potenciais”, e que, “além disso, inúmeros cuidados podem e estão sendo adotados pelo município, de forma coletiva ou individual, de acordo com as orientações da Organização Mundial de Saúde, o que possibilita que os professores exerçam suas atividades de forma segura, reduzindo ao mínimo a possibilidade de exposição ao vírus”.