A Educação 5.0 de Felicio
Valdemir Pereira e Ana Lobo | 15/04/2021
Programa vai informatizar a metodologia de ensino Foto: Claudio Vieira/PMSJC
O prefeito Felício Ramuth (PSDB) lançou o projeto Educação 5.0 como uma inovação na educação de São José dos Campos, o problema é que o projeto que diz ser para o futuro da cidade não foi discutido com os segmentos que mais estão envolvidos com a educação: professores (as), alunos (as) e comunidade, ou seja, mais uma vez o prefeito age com autoritarismo e desrespeitos com todos aqueles que fazem acontecer uma educação de qualidade em nosso município, e mais uma vez um projeto vindo de cima para baixo.
Sabemos que a pandemia trouxe para nossa
realidade um novo modo de trabalhar a educação, em todos os níveis e situação,
os trabalhadores e trabalhadoras na educação têm se dedicado ao máximo para que
a aprendizagem chegue até os alunos e alunas da rede com qualidade, embora não
haja, por parte da administração municipal, o mesmo compromisso.
A todo momento tentam desrespeitar o trabalho
dos professores e professoras, quer com censura de conteúdo, quer com conteúdo
prontos, fora da realidade de cada escola. Toda experiência acumulada nesse ano
de trabalho remoto e presencial poderia ser usada para se construir um projeto
de educação inovador com qualidade e consistência, tendo a relação aluno e o professor
como o centro e como objetivo a formação integral dos alunos e alunas.
Ninguém
é contra a utilização das novas tecnologias na educação, isto é uma realidade
de futuro da sociedade humana, porém estas tecnologias têm que chegar aos
alunos e alunas junto com a equidade social e econômica, para que não haja
exclusão no processo e, isto não é a realidade em nossa cidade, nem da nossa
rede.
O projeto 5.0 do
prefeito Felício tem como base a cultura Maker, ideia de que qualquer pessoa
consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos e acompanhado da “metodologia
STEAM, modelo educacional que utiliza a tecnologia para integrar diferentes
áreas do conhecimento por meio de projetos e
resolução de problemas”, essa metodologia privilegia as disciplinas de
matemática, ciência e arte, mas que no fundo tem como objetivo a
formação de mão de obra, no caso dos brasileiros, mão de obra barata para o
grande capital.