Formação continuada não pode ser imposta.

Valdemir Pereira e Maurílio de Oliveira | 27/11/2021

A secretaria municipal de Educação e Cidadania de sjc está obrigando os professores da rede municipal a fazerem uma pós-graduação. Entendemos que a formação dos professores é um elemento importante para o desenvolvimento de um projeto de educação de qualidade, porém daí a obrigar todos os professores(as) a realizarem um curso longo, sem o mínimo de discussão com os professores ou com o sindicato que os representa, não tem outra caracterização senão a de autoritarismo, atitude opressiva e assédio moral ao conjunto dos professores. A secretaria não leva em conta a situação profissional de cada professor e professora, pois muitos trabalham em duas ou mais redes de ensino. Também não leva em conta a situação pessoal de cada profissional, se nesse momento os professores e professoras estão em situação de fazer uma pós-graduação. As demandas de um curso de especialização, certamente, não serão limitadas somente aos horários de HTC, como estão propagandeando. Conforme foi comunicado, este curso não incidirá sobre a mudança de referência do plano de carreira.  Esta é só mais uma demonstração do projeto autoritário desse governo do PSDB, que na SEC é capitaneado pelo secretário Jhonis e sua turma. Repudiamos esta atitude da SEC e exigimos que o curso seja optativo aos professores e professoras.