Por que faltam professores na rede?

Valdemir Pereira - Professor da Rede Municipal e Diretor do SINDSERV | 05/09/2022

A falta de professores sempre foi um grave problema presente no começo do ano letivo, o qual afeta profundamente o processo de aprendizagem dos educandos. Todavia, graças à incompetência da secretaria de Educação e de seu secretário Jhonis, agora passou a ser um problema corrente durante todo o ano letivo na rede municipal. 

Esta situação é agravada ainda pelo plano novo de carreira, implementado em 2011 pelo ex-prefeito Cury (PSDB). O plano de carreira precariza o salário dos profissionais da educação e de todos os servidores. Muitos que se inserem na rede desistem de permanecer, pois o plano de carreira não oferece perspectiva nenhuma de valorização dos trabalhadores e trabalhadoras. Portanto, se quisermos uma educação de qualidade para nossos alunos, é urgente a revisão do plano de carreira de São José dos Campos que apesar de ser uma das cidades mais ricas do país, paga um dos piores salários da região.  

Atualmente a situação agravou mais pois os novos professores efetivados, agora no mês de julho, passarão por um curso de três meses, e somente depois que poderão assumir. Todo esse cenário poderia ser diferente se houvesse organização e planejamento para que os alunos não ficassem sem professores. Mas, infelizmente, prevaleceu a incompetência dos responsáveis. 

A administração municipal utilizou milhões de reais em propaganda, tentando vender uma imagem inovadora da educação com o projeto Educação 5.0, mas não conseguem atender as necessidades básicas de uma escola, como a garantia e contratação de professores. Isso porque o projeto de educação implementado na rede municipal está baseado na visão empresarial, com a transformação da educação em mercadoria em detrimento de uma educação humana e libertadora.

PARCEIROS