Candidato convocado em concurso denuncia falta de segurança sanitária durante formação no CEFE

Sindserv | 15/02/2021

A Prefeitura de São José dos Campos convocou, recentemente, candidatos aprovados em concurso público para professor. Durante a formação aos novos profissionais, que aconteceu no CEFE (Centro de Formação do Educador), um candidato que preferiu não se identificar denunciou a falta de segurança sanitária no local. Além disso, o profissional falou também sobre a política negacionista do prefeito, que não visa preservar a vida, seja dos trabalhadores ou alunos.

Denúncia na íntegra:

"Mais de 60 professores foram chamados do concurso. Tivemos 3 dias de formação no CEFE, juntos, em um auditório sem janela, com alguns palestrantes tirando a máscara para falar ao microfone.

A prefeitura não deu EPI para nenhum ingressante. Não recebemos máscaras, nem face shield (protetor facial de acrílico), nem nada.

No último dia, durante a formação da Medicina do Trabalho, apesar de no slide constar que contaminação por vírus, fungos e bactérias é uma doença do trabalho, foram evasivos na hora de responder as perguntas dos professores.

Disseram que a orientação para esse momento com aluno é exatamente a mesma que era antes do retorno as aulas presenciais: usar máscara. Mesmo assim, não disponibilizaram nem máscara pra gente.

Disseram que a prefeitura não se responsabiliza pela professora que contrair o corona na escola, pois, segundo eles, não dá pra saber se a trabalhadora foi infectada na escola. O que contradiz o próprio slide apresentado e a realidade que estamos vivendo, com muitos alunos circulando todos os dias pela escola e professores sem vacina.

Muitos ingressantes realizaram um sonho de entrar no concurso da prefeitura de São José. A morte e a negligência da prefeitura podem esmagar este sonho. Queremos ser bem recebidos e termos condições para desempenhar o nosso trabalho da melhor forma possível. Queremos vacina já! Vacina primeiro, retorno presencial depois!".