Professor de São José dos Campos morre vítima de Covid-19

G1 Vanguarda | 08/03/2021

Publicado por G1/Vanguarda, em 07 de março de 2021

O professor de matemática, Tadeu Almeida Machado, 42 anos, morreu na manhã de sábado (6), vítima da Covid-19. Ele morava em Santa Isabel (SP) e trabalhava na escola municipal do bairro Campo dos Alemães em São José dos Campos.

De acordo com a secretaria municipal de educação, o professor foi atendido pela rede saúde de Guarulhos (SP). Ele era casado e tinha quatro filhos.

Após a confirmação do falecimento do professor, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José dos Campos (SindServ) publicou um manifesto nas redes sociais. A entidade realizará um ato na próxima segunda-feira (8), às 11h30, em frente ao Paço Municipal pedindo suspensão das aulas presenciais.

Ao G1, a presidente do sindicato, Jéssica Marques, explica as preocupações da categoria.

“Mesmo que a gente não tenha certeza de onde foi contaminado, o risco na escola é grande. Muitas não têm ventilação adequada, não houve um estudo específico. Têm salas menores, em que as janelas não abrem, sem ventilação. Tudo isso demonstra preocupação”, disse.

Ela ainda alegou problemas com os cuidados de higienização contra a Covid. “Temos relatos de que se pede até para economizar o álcool em sala de aula, para limpar os equipamentos”, completou.

São José dos Campos registrou até este sábado (6), 47.717 casos de 847 mortes por coronavírus.

O que diz a prefeitura

Por nota, a secretaria lamentou a morte do professor. “A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, se solidariza à família, aos amigos e toda comunidade escolar da Emef Prof° Moacyr Benedicto e lamenta profundamente a perda do educador. Nosso sincero reconhecimento e agradecimento a todo trabalho e dedicação à rede de ensino municipal”.

Sobre os apontamentos do sindicato, a secretaria de educação informou que faz o monitoramento de casos de Covid-19 entre alunos, professores e demais profissionais da educação desde o início da pandemia, além de seguir protocolos para evitar a disseminação da doença.

De acordo com a pasta, "o maior registro de casos entre alunos foi em janeiro deste ano, durante período de férias, com 65 confirmações". A secretaria tem no momento 22 casos positivos de alunos da rede de ensino municipal. A quantidade representa 0,03% dos 70 mil estudantes.

Ainda de acordo com o monitoramento da secretaria de educação, o pico de casos positivos de profissionais ocorreu em setembro de 2020, com 103 casos, período sem aulas presenciais. Atualmente são 8 casos positivos - 0,12% dos 6,2 mil profissionais.